top of page
  • Facebook Escola Casinha Feliz
  • Instagram Escola Casinha Feliz

Quintais Abertos: um novo passo na Casinha Feliz

  • Casinha Feliz
  • 12 de mar.
  • 3 min de leitura

"O território é um espaço sem caminhos, um lugar para as ciências as artes e tecnologia" (Revista Pedagogia da Subjetividade - Fabulinus)



Inspirada em Jardín Fabulinus, a Casinha Feliz este ano desdobra um novo horizonte a partir de seus já tão encantadores quintais, tornando-a um ambiente de múltiplas ações, transições, construções e pesquisa: o nascimento dos "quintais abertos".


Todo mês, as "Tias" tornam-se responsáveis pela construção de quintais únicos, de forma que a escola dispõe de vários polos de encontros para as crianças, cada qual com uma proposta distinta. Após serem apresentados a esses espaços, as crianças, de forma autônoma, podem escolher quais quintais querem explorar - migrando entre eles, sozinhas, comandando as próprias ações, com o adulto presente como um observador dessas interações.



"Após serem apresentados a esses espaços, as crianças, de forma autônoma, podem escolher quais quintais querem explorar - migrando entre eles, sozinhas, comandando as próprias ações, com o adulto presente como um observador dessas interações."


Conforme começam a conhecer os quintais e trocarem informações, as crianças criam microgrupos. Esses pequenos círculos de encontros interagem entre si, com o tempo de permanência neles variando conforme as relações se criam ali, seja na conexão entre os amigos, ou interesse na proposta aplicada. Com idades variadas a partir dos 3 aos 6 anos, o aprender, o jogo simbólico e a partilha crescem em um intercâmbio de referências.


Esse não é um "brincar livre": é um completo domínio, segurança e conhecimento do ambiente escolar tamanhos que propiciam à criança a migração entre espaços sem temor, pelo contrário, os mune de coragem para seguir adiante e abraçar o que lhe é apresentado com todo o desejo do mundo por sanar sua curiosidade.





Nesse primeiro contato com a proposta de quintais abertos, as educadoras construíram uma série de quintais provocadores, convidativos para a exploração:


1) Quintal da Matemática:

Experiências com pesos distintos utilizando diversos tipos de balanças, tais como balança digital, analógica, para alimentos, etc. Como materiais de pesagem, foram disponibilizados galões d'água, pedras, rolhas, sementes.


2) Quintal de Grafismo:

Explorando materiais riscantes de largo alcance, com materiais como carvão, papel, texturas diferenciadas, suportes de madeira e uma montagem que aguçava a curiosidade para criar traços e hachuras.





3) Quintal de Experiências Luminosas:

Em nosso quintal de luz, com projeções de sombras de objetos, foi possível criar construções e composições, explorando noções de tridimensionalidade.


4) Quintal de Macroconstrução:

Na quadra da escola, com o espaço amplo como ambiente, caixas de papelão com tamanhos variados proporcionaram o desenvolvimento de lateridade, equilíbrio, noções de profundidade e a experiência de empilhar de forma horizontal e vertical.


5) Quintal Heurístico:

Com a oferta de um material inusitado, neste caso, do jornal, as crianças podiam formular hipóteses, brincar com autonomia diante dessa novidade tátil, realizando construções, exercitar o embrulhar e desembrulhar e rasgaduras.


Durante a caminhada de quase 10 anos da Casinha Feliz em busca de fortalecer a abordagem participativa, proporcionando uma infância cada vez mais potente e respeitosa, os "quintais abertos" são uma marca e avanço históricos para as nossas crianças e no que acreditamos ser um novo olhar necessário e essencial na educação infantil. De maneira gradativa, o cotidiano das crianças começa se potencializa, empoderando-as de suas capacidades cognitivas, motoras e da influência das ações de cada uma, sempre com respeito máximo as suas singularidades.


Acompanhe tudo no nosso instagram e aproveite para agendar a sua visita para conhecer a Casinha Feliz!



 
 
 

Comments


   © 2020 Escola Casinha Feliz criado por FabrikArt

  • Facebook Escola Casinha Feliz
  • Instagram Escola Casinha Feliz
bottom of page